top of page

Uma cena do cotidiano da menstruação

Atualizado: 22 de dez. de 2023


Dia 06 de fevereiro de 2023. Fortaleza, dia ensolarado depois de muita chuva. Eu estava sentada participando de uma reunião online falando sobre potenciais parcerias para o projeto. Ambas estávamos com as câmeras ligadas quando de repente, eu sinto sangue escorrendo entre as pernas.


SIM, SANGUE!!!!


Entrei em pânico e pensei: “eu preciso correr ao banheiro”.

Olhei para a jovem que estava do outro lado da tela com uma expressão apavorada e disse que precisava de uns minutinhos. Desliguei a câmera e o microfone e corri ao banheiro, mas já era tarde: calcinha, short e cadeira sujas de sangue. Limpei tudo correndo e voltei para reunião. Como a menstruação não é um tema tabu para mim, disse o que aconteceu e seguimos a reunião mesmo com a cólica que me atormentava.


Quando acabou, resolvi escrever aqui. Fiquei pensando sobre a cena. E se isso tivesse acontecido presencialmente?

Eu não saberia como reagir de tanta vergonha, já que provavelmente eu teria que percorrer um longo corredor até o banheiro, além do constrangimento de ter sujado não só as minhas roupas, mas a cadeira do trabalho.

Engraçado. Não deveria ser constrangimento para mim, que sou fundadora de um Instituto que começou com um projeto de combate a pobreza menstrual.


Talvez é até por isso que eu teria algum tipo de constrangimento, já que eu sei o quanto este tema ainda é um tabu enorme, o quanto os ambientes corporativos, as escolas, espaços públicos, entre milhares de outros ambientes não lidam bem com o sangue menstrual. Ao invés das pessoas demonstrarem acolhimento, vem julgamento. Ao invés de oferta de ajuda, vem repulsa.

É importante ressaltar para quem não menstrua, por mais que a gente use aplicativos, não tem como prever qual o dia exato que a menstruação virá e usar absorvente o tempo todo é algo incômodo, que pode gerar assaduras e alergias.

A minha menstruação não é um processo fácil. Tenho fluxo de médio a alto, tenho tensão pré menstrual e tenho cólicas fortes. É super difícil me concentrar nos primeiros dias de menstruação, quero só ficar quietinha. Mas não fico, porque não dá, infelizmente.

Hoje já cozinhei, trabalhei, varri a casa, lavei roupa, agora estou aqui desabafando e ainda virá muito mais.


Não sou incapaz quando estou menstruada, mas gostaria de mais compreensão nestes dias, pois infelizmente, a sociedade tem retornado na forma de remédio e mimimi sobre as situações de menstruação. São uma infinidades de remédios que muitas vezes não resolvem, só nos deixam como mais problemas. E sobre o mimimi, que vem principalmente de pessoas que não menstruam, gostaria de deixar a pergunta:


Você gostaria de menstruar no meu lugar?

 

*Assine o manifesto e contribua para acabar com o tabu da menstruação: https://www.rebbu.org/omanifesto

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page